(81) 98217-1243
Tratamento da dependência química

Tratamento da dependência química

Dependência química é o termo utilizado para definir a ingestão de drogas e o uso abusivo do álcool.

Mesmo após aparecer problemas de saúde ou na vida do indivíduo em decorrência do uso das substâncias, ele não consegue parar de ingerir e por isso, já é caracterizado como um dependente químico.

A qualidade de vida dessa pessoa cai consideravelmente, pois sua vida passa a girar em torno desse vício.

Ele cada vez mais procura consumir as drogas ou o álcool, e chega a ter dificuldades financeiras para manter o vício, deixando de trabalhar, estudar e conviver socialmente.

O relacionamento com a família e os amigos próximos é o primeiro que sofre e é comum que o indivíduo mesmo não enxergue ou não aceite o vício. Assim, as pessoas próximas sofrem tentando ajudá-lo ou observando o seu sofrimento.

Por isso, a única forma de acabar com esse sofrimento emocional, físico e psicológico, tanto para o dependente quanto para os entes queridos é buscar o tratamento para dependência química.

Sintomas da dependência química

Os sintomas da dependência química incluem:

  • Ingestão de grandes quantidades de drogas e de bebida alcoólica
  • Ingerir essas substâncias por um longo período
  • Desejar ou tentar reduzir o uso das substâncias sem sucesso
  • Usar com frequência mesmo sabendo dos efeitos negativos e do período de recuperação
  • Ter as demais áreas da vida afetadas ou interrompidas por conta do vício, como trabalho, estudo e relacionamentos
  • Desistir dessas atividades por conta do uso de drogas ou álcool
  • Assumir riscos como dirigir alcoolizado
  • Ter sintomas de abstinência se não estiver usando as substâncias.

A dependência química se desenvolve por conta do sistema de recompensa localizado no cérebro. Com o passar do tempo, ele busca a sensação de prazer provocada pela droga ou álcool, e os dependentes perdem o controle de suas ações, à medida que a dependência se consolida.

Assim, a pessoa não consegue controlar o impulso de consumir determinada substância.

Sua capacidade de tomar decisões também é afetada, e a pessoa age de maneira irresponsável e perigosa, e sua capacidade de lidar com problemas e de planejamento também são prejudicadas.

Como ocorre o aumento da tolerância à substância ingerida, o indivíduo dependente precisa de dosagens cada vez mais altas para atingir o mesmo efeito, e quando não consegue, acaba sofrendo os sintomas da abstinência.

Por isso, muitas pessoas não conseguem deixar seus vícios, sem o auxílio de um tratamento especializado.

Dependência química tem cura?

O processo não é simples, mas sim, há cura para a dependência química.

Cada pessoa desenvolve uma relação com a substância ingerida, então o tempo do tratamento e o tipo será determinado de acordo com a pessoa, e a terapia também é essencial para tratar a depressão e a ansiedade que provavelmente estarão instaladas no indivíduo.

Cada caso será avaliado de acordo com a vida do paciente, que passará pelas fases de desintoxicação, psicoterapia, medicamentos e internação nos casos mais graves.

A internação é feita em hospitais ou clínicas especializadas em recuperação de dependentes químicos, onde os pacientes recebem todo o suporte necessário para se curar da dependência química.

Blog

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.