(81) 98217-1243
Síndrome do Pânico: Conheça os tipos de tratamento disponíveis

Síndrome do Pânico: Conheça os tipos de tratamento disponíveis

Síndrome do Pânico, ou Transtorno do Pânico, é uma doença associada a repetidas crises de ansiedade que desencadeiam no indivíduo medo irracional e desespero.

Embora o primeiro episódio possa se manifestar em qualquer idade, é mais comum durante a adolescência e o início da vida adulta. Também pode ocorrer após situações traumáticas.

Não é possível apontar um padrão específico para todas as vezes que a crise se manifesta: pode ser aleatória ou repetidamente no mesmo dia.

A boa notícia é que a condição pode – e deve – ser tratada por profissionais que irão ajudar o paciente a recuperar o controle de suas vidas e tirar o medo do ponto focal de seus cotidianos, afastando as crises e melhorando consideravelmente a qualidade de vida.

Saiba mais a respeito:

Sintomas da Síndrome do Pânico

Pessoas com transtorno do pânico podem apresentar um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Ataques de pânico repentinos e repetidos de ansiedade e medo;
  • Sensação de estar fora de controle, ou medo iminente da morte;
  • Preocupação intensa sobre quando o próximo ataque de pânico acontecerá;
  • Medo ou evitação de lugares onde ocorreram ataques de pânico no passado;
  • Sintomas físicos durante um ataque de pânico podem incluir:
    • Batimento cardíaco acelerado
    • Suor
    • Arrepios
    • Tremor
    • Dificuldade para respirar
    • Fraqueza ou tontura
    • Mãos formigando ou dormentes
    • Dor no peito
    • Dor de estômago ou náusea

O que causa o transtorno do pânico?

Às vezes, o transtorno do pânico ocorre em famílias, mas ninguém sabe ao certo por que alguns membros o têm e outros não. Os pesquisadores descobriram que várias partes do cérebro e certos processos biológicos podem desempenhar um papel crucial no medo e na ansiedade. 

Alguns pesquisadores acham que os ataques de pânico são como “alarmes falsos” em que os instintos de sobrevivência típicos do nosso corpo são ativados com muita frequência, com muita força ou alguma combinação dos dois. 

Por exemplo, alguém com síndrome do pânico pode sentir o coração batendo forte e presumir que está tendo um ataque cardíaco. Isso pode levar a um ciclo vicioso, fazendo com que uma pessoa tenha ataques de pânico, aparentemente do nada, a característica central da síndrome do pânico. 

Como é tratado o transtorno do pânico?

Se você ou algum ente estiver com sintomas de S.P., eduque-se sobre o assunto em fontes sérias e confiáveis e então converse com um médico. Depois de discutir sua história, um profissional de saúde pode realizar um exame físico para garantir que um problema físico não relacionado não esteja causando seus sintomas. 

Um profissional de saúde pode encaminhá-lo a um profissional de saúde mental, como um psiquiatra, psicólogo ou assistente social clínico. O primeiro passo para um tratamento eficaz é obter um diagnóstico, geralmente de um psiquiatra.

O transtorno do pânico é geralmente tratado com psicoterapia. Saiba mais:

Psicoterapia

A terapia cognitivo-comportamental (TCC), um tipo de psicoterapia apoiada por pesquisas, é comumente usada para tratar o transtorno do pânico. A TCC ensina diferentes maneiras de pensar, se comportar e reagir aos sentimentos que acontecem durante ou antes de um ataque de pânico. 

Os ataques podem se tornar menos frequentes quando você aprender a reagir de maneira diferente às sensações físicas de ansiedade e medo durante um ataque de pânico.

A terapia de exposição é um método comum de TCC que se concentra em confrontar os medos e crenças associados ao transtorno do pânico para ajudá-lo a se envolver em atividades que você evita. A terapia de exposição às vezes é usada junto com exercícios de relaxamento.

Medicamento

Os profissionais de saúde podem prescrever medicamentos para tratar o transtorno do pânico. Diferentes tipos de medicamentos podem ser eficazes, mas devem ser avaliados e prescritos exclusivamente por psiquiatras.

Tanto a psicoterapia quanto a medicação podem levar algum tempo para funcionar. Muitas pessoas experimentam mais de um medicamento antes de encontrar o melhor para elas. Um profissional de saúde pode trabalhar com você para encontrar o melhor medicamento, dose e duração do tratamento para você. 

Um estilo de vida saudável também pode ajudar a combater o transtorno do pânico. Certifique-se de dormir o suficiente e fazer exercícios, comer uma dieta saudável e recorrer a familiares e amigos em quem você confia para obter apoio. 

- Clique e saiba mais a respeito da condição e tratamento da S.P.

Blog

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.