Clínica para tratamento do tabagismo

A decisão de parar de fumar não é fácil, na medida em que a falta de nicotina – a droga contida nos cigarros – traz sintomas de abstinência que, dependendo do grau, fazem com que o usuário volte a encontrar conforto no fumo. Além disso, trata-se de um vício que possui algum componente psicológico, como alívio do estresse, prazer ou mesmo maior integração em situações sociais.

Existem diversos tratamentos disponíveis que podem ajudar a identificar as causas que levam a pessoa a buscar conforto no cigarro e a auxiliar no controle dos sintomas de abstinência. A Clínica Virtude está sempre em busca dos métodos mais pioneiros de terapias e medicamentos fitoterápicos específicos para cada caso. Nossos profissionais priorizam a desintoxicação do paciente, garantindo o seu bem estar durante o procedimento, auxiliando na moderação do humor e evitando situações de estresse.

A abordagem utiliza a técnica cognitivo-comportamental, que é uma vertente da psicoterapia que auxilia os pacientes a descobrirem os sentimentos e os pensamentos que desencadeiam algum comportamento nocivo. Dessa forma, o trabalho será feito de forma a solucionar as causas que levam à impulsão ao fumo, alterando os padrões negativos de comportamento e, com isso, levando a um sucesso duradouro no abandono do cigarro. Caso identificado algum possível transtorno, o paciente poderá também ser encaminhado à consulta psiquiátrica para avaliação.

O tratamento pode ser feito tanto individualmente quanto em grupos, e, caso necessário, pode ser combinado com intervenção medicamentosa. Os medicamentos utilizados são sempre fitoterápicos, ou seja, elaborados com componentes naturais, e auxiliam no processo para controle dos sintomas de abstinência da nicotina, proporcionando maior conforto físico e psicológico ao paciente.

As terapias contam, ainda, com horários flexíveis, para que não atrapalhem a rotina do paciente e possam ser integradas da forma mais natural possível à sua vida.

Em um esforço para atuar de forma a conscientizar a população, a Clínica Virtude também desenvolve, além dos tratamentos individualizados, campanhas de conscientização em conjunto com diversas organizações, voltadas à educação da população em atitudes preventivas para evitar os transtornos e as patologias causadas pelo consumo excessivo de cigarros, drogas e bebidas alcoólicas. Isso porque acreditamos que este trabalho é fundamental para um futuro em que cada vez haja menos vítimas de problemas emocionais e de dependência, incluindo as famílias.