Clínica para tratamento da obesidade

Ninguém fica obeso do dia para a noite. Existem vários fatores que contribuem para o peso excessivo, e todos eles culminam na compulsão alimentar, ou seja, no ato de comer sem controle. Os episódios de compulsão alimentar normalmente são precedidos de algum sentimento de vazio ou descontrole emocional, e frequentemente a comida é utilizada em grandes quantidades na tentativa de aliviar esse estresse psicológico. Por parecer um comportamento inofensivo, sua repetição acaba levando a quadros de obesidade.

Existem diversos tratamentos disponíveis que podem ajudar a identificar as causas que levam a pessoa a buscar conforto na comida e a auxiliar no controle dos pensamentos e emoções para um emagrecimento saudável e duradouro. A Clínica Virtude está sempre em busca dos métodos mais pioneiros de terapias e medicamentos fitoterápicos específicos para cada caso. Nossos profissionais priorizam o tratamento psicológico do paciente, que é o que dará a sustentação à mudança de hábitos alimentares a longo prazo.

A abordagem utiliza a técnica cognitivo-comportamental, que é uma vertente da psicoterapia que auxilia os pacientes a descobrirem os sentimentos e os pensamentos que desencadeiam algum comportamento nocivo. Dessa forma, o trabalho será feito de forma a solucionar as causas que levam à busca da comida como alívio, alterando os padrões negativos de comportamento e educando o paciente a lidar com os pensamentos disfuncionais. Caso identificado algum possível transtorno, o paciente poderá também ser encaminhado à consulta psiquiátrica para avaliação.

A Clínica conta, ainda, com nutricionistas especializados em reeducação alimentar voltada especialmente para esse público, e o tratamento envolve, além da elaboração de cardápios personalizados, o acompanhamento da evolução da adaptação às estratégias alimentares sugeridas e da perda de peso, sempre em conjunto com o acompanhamento psicológico e psiquiátrico.

Caso necessário, o tratamento ainda pode ser combinado com intervenção medicamentosa. Os medicamentos utilizados são sempre fitoterápicos, ou seja, elaborados com componentes naturais, e auxiliam no processo para controle dos picos de compulsão alimentar, ajudando na sensação de saciedade e proporcionando maior conforto físico e psicológico ao paciente.

Como você pode perceber, o tratamento envolve uma complexidade de abordagens voltadas à solução definitiva do problema, capacitando o paciente a identificar e controlar as situações que envolvem a compulsão, ao mesmo tempo em que reaprende a se alimentar de uma forma correta e saudável, envolvendo sempre seu bem estar e respeitando seu próprio ritmo, prevenindo recaídas.

Quero agendar minha avaliação