(81) 98217-1243

Obesidade: tratamento e prevenção

17/01/2023

Obesidade: tratamento e prevenção

Falar de obesidade é uma questão complicada, porque envolve diversos fatores, muitas vezes combinados entre si. Estamos falando do comportamento alimentar, da genética, da quantidade de medicamentos que a pessoa ingere, do nível de atividade física, dos fatores psicológicos... A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. No Brasil, estima-se que 50% da população está acima do peso.

O sobrepeso e a obesidade trazem consigo diversas complicações, como o aumento da pressão sanguínea e riscos de diabetes, de doenças cardíacas e até de alguns tipos de câncer. Por isso, quanto mais você estiver distante do seu peso ideal, mais cuidado você deve ter, buscando acompanhamento médico e realizando exames regularmente.

Em muitos casos, o tratamento multidisciplinar é o mais indicado, não só para perder o excesso de peso, mas para fazê-lo com saúde e de forma duradoura. Isso porque especialistas de diversas áreas podem ajudá-lo a combater todos os fatores que contribuem para seu ganho de peso. Se você não sabe como fazer para perder peso, já tentou diversas vezes e ganhou tudo de novo, ou, ainda, se você se preocupa com as consequências de uma dieta ou programa de exercícios em seu quadro clínico, está na hora de buscar ajuda.

O uso de medicamentos para controle da fome e das compulsões alimentares deve sempre ser prescrito por um médico. Realmente há situações em que uma alteração química no cérebro desregula os centros de controle de apetite. Nesses casos, de acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), os medicamentos que agem no cérebro são uma ferramenta extremamente útil. Mas somente um profissional está apto a avaliar se esse é o seu caso. A automedicação nunca é recomendada, e pode trazer diversos riscos gravíssimos à saúde, tornando-se outro problema ao invés de solução.

Muitas vezes o ambiente em volta da pessoa com sobrepeso ou obesidade é fator extremamente influente em seu quadro: quando outras pessoas da mesma família também sofrem com o excesso de peso e também têm dietas hipercalóricas e estilo de vida sedentário, o trabalho deve ser feito com a família toda, para que todos possam adotar as mudanças em prol de uma saúde melhor.

O melhor caminho continua sendo a prevenção. Pequenos ajustes em seu estilo de vida podem não fazer com que você perca todo o excesso de peso, mas representam um passo muito maior do que normalmente se imagina. Uma simples caminhada de 30 minutos diários já alivia a pressão nos pulmões e no coração, e abaixa os níveis de triglicérides. Outros pequenos ajustes, como diminuir a quantidade de açúcares refinados e produtos industrializados da dieta e aumentar a ingestão de frutas, legumes e verduras, são grandes aliados para o início da reversão do quadro de obesidade e, consequentemente, uma vida mais saudável.

Blog

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.