Como funciona o tratamento da anorexia?

13/01/2023

Como funciona o tratamento da anorexia?

Também conhecida como anorexia nervosa, a anorexia é um transtorno alimentar capaz de afetar pacientes de ambos os sexos, causado por um desejo excessivo, ilimitado e sem controle de emagrecer e alcançar um determinado padrão de beleza.

Quando alguém possui anorexia, ele para de comer e não consegue ver que seu corpo, aos poucos, está definhando com a falta de nutrição adequada.

A pessoa que está anoréxica pode até mesmo deixar de sentir fome por completo.

As costelas e os ossos da pessoa começam a ficar aparentes e a pessoa anoréxica passa a desenvolver doenças e condições complementares, como a alopecia, que é a queda de cabelo, causada por falta de vitaminas e nutrientes no corpo.

E mesmo com a aparência de magreza excessiva, a pessoa não consegue ver que está magra e ainda se acha com sobrepeso, continuando na busca pela magreza ideal. A anorexia é, inclusive, um distúrbio de imagem corporal.

Além de não comer, a pessoa também exagera nos exercícios físicos e no uso de medicamentos laxantes e diuréticos, sempre com a intenção de perder mais peso.

É uma condição diferente da bulimia, pois nesta doença, o paciente se alimenta e sente fome, depois vomita constantemente, até que o estômago esteja esvaziado.

A anorexia e a bulimia possuem sintomas e condições diferentes, apesar de similares, e uma pessoa com anorexia também pode ter bulimia.

Sintomas da anorexia

Podemos destacar os principais:

• Perda excessiva do peso;
  • Emagrecimento que acontece abruptamente;
  • Ansiedade em relação às calorias presentes nos alimentos;
  • Quantidade de atividade física exagerada;
  • Comentários depreciativos sobre o próprio corpo;
  • Depressão;
  • Pele e lábios constantemente secos;
  • Lanugo (pêlos finos e alongados que crescem em certas partes do corpo);
  • Cansaço e fadiga constantes;
  • Falta de menstruação (para mulheres);
  • Disfunção erétil e diminuição da libido (nos homens)
  • Desmaios;
  • Tontura;
  • Pressão arterial baixa e
  • Isolamento social.

Tratamento

O tratamento é feito por meio de medicamentos que ajudam na diminuição da ansiedade, mas o acompanhamento psicológico é que fará total diferença para que a doença não volte a atingir o paciente.

A introdução de alimentos na dieta do paciente deve ser feita com calma, para evitar danos a outras regiões do corpo, mas quanto mais cedo a anorexia for detectada, melhores são as chances de recuperação do paciente, porque a falta de uma alimentação adequada pode acarretar vários problemas de saúde.

Como ajudar alguém que sofre com o transtorno?

Falar sobre essa doença não é fácil, mas antes de tentar qualquer conversa, lembre-se que a pessoa com anorexia se vê de um modo diferente daquele que você a enxerga.

E os motivos que levam uma pessoa a desenvolver um transtorno alimentar não são simples de resolver. Não tente lidar com a situação sozinho, o ideal é fazer com que a pessoa procure ajuda especializada de um psicólogo, de preferência, especializado no assunto.

Entenda que seu papel é ser um bom ouvinte, e permita que a pessoa se sinta livre para dizer como se sente e quais dificuldades está enfrentando. Não faça críticas e nem dê sermões.