(81) 98217-1243

Ansiedade: quais são as suas causas, influências genéticas e estresse

13/01/2023

Ansiedade: quais são as suas causas, influências genéticas e estresse

Muita gente acha que é frescura, mas uma pessoa ansiosa sofre muito para manter a saúde e qualidade de vida quando não consegue controlá-la.

Mesmo em situações de rotina, as pessoas que sofrem de distúrbio de ansiedade estão sujeitas ao descontrole emocional e ao estresse excessivo, e por isso, a definição de um diagnóstico precoce é fundamental para superar os sintomas típicos da ansiedade.

O que é ansiedade e quais são as suas causas?

A ansiedade é um sentimento normal do ser humano e surge como uma preocupação natural mediante os desafios do cotidiano.

Sentir um pouco de ansiedade ao enfrentar eventuais problemas no trabalho, é completamente normal, mas se em mesmas situações do dia a dia o nível de ansiedade fugir ao controle, há sinais claros de evolução para uma condição patológica: os transtornos de ansiedade.

Esses distúrbios necessitam de um tratamento urgente para conter os sintomas e reverter a situação.

Ao contrário, a pessoa fica exposta a ter um desequilíbrio emocional que atinge proporções mais elevadas e resulta em várias complicações psicológicas.

Nessas circunstâncias, a estabilidade funcional do organismo fica comprometida e torna a pessoa bastante fragilizada no aspecto mental e físico.

Essas manifestações são acompanhadas por sinais e sintomas puramente psicológicos. Os mais evidentes são fobia, pânico, perturbações nervosas e muito estresse. Devido ao descontrole desses sentimentos, o quadro pode perdurar por muitos dias e noites.

Essa ansiedade patológica é classificada como um distúrbio emocional e pode ocorrer sem que haja uma razão aparente. Por isso, buscar um tratamento é fundamental.

Influência genética, traumas e questões de gênero

Quando há causas de ansiedade excessiva em familiares próximos, as chances de incidência da doença aumentam bastante.

Ocorrem alterações na parte do cérebro que libera substâncias responsáveis pelo controle das emoções e também pelas alterações de humor.

E muitas doenças também têm relação direta com o gênero, algumas são mais comuns em mulheres e outras afetam exclusivamente os homens.

Por questões hormonais, as mulheres são mais suscetíveis às dificuldades emocionais. A ansiedade também atinge os homens, mas é fato que afeta mais as mulheres.

Os transtornos de ansiedade também podem surgir em decorrência de traumas do passado, que podem surgir em qualquer fase da vida, mas observa-se que crianças vítimas de violência, abuso sexual, bullying ou algum tipo de trauma são mais expostas ao risco de se tornarem ansiosas.

A ansiedade é um problema grave, e pode atingir até quem apenas testemunhou algum evento traumático na infância. Para esses indivíduos os riscos são bem maiores, e podem até desenvolver o distúrbio de ansiedade generalizada.

Estresse

Por fim, não poderíamos deixar de falar como o estresse deixa as pessoas ansiosas. O estresse é uma sensação normal que mantém o organismo ativo e apto a realização das atividades funcionais, e é uma condição necessária à sobrevivência, mas é preciso ter cuidado para não permitir que o desequilíbrio emocional gera uma quantidade excessiva de preocupação e evolua para crises de ansiedade.

É preciso ter uma boa noite de sono, pois uma mente descansada enfrenta melhor os estresses diários.

Blog

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.