Como ajudar um drogado a se recuperar
17/01/2023
Independentemente de sua origem ou condição financeira, qualquer pessoa está sujeita a cair no uso das drogas, seja por curiosidade, para se integrar em algum grupo social ou mesmo para fugir de estresse e de problemas. Qualquer que seja o motivo, a primeira coisa que precisamos entender é que o drogado vai tentar esconder o vício pelo maior tempo possível, e normalmente vai negá-lo se questionado. Se você tem dúvidas se alguém próximo está com este problema, fique atento aos sinais.
Fisicamente, o viciado pode apresentar os olhos vermelhos e as pupilas maiores ou menores que o normal, ter uma mudança nos hábitos alimentares e de sono, apresentar repentina perda ou aumento excessivo de peso, perda da vaidade e da higiene pessoal, tremores, fala enrolada ou coordenação prejudicada. A personalidade também pode ser afetada, com uma mudança inexplicável de personalidade e de atitude, irritabilidade e mudanças repentinas de humor, podendo até ter explosões de raiva, alternados com períodos de letargia e alienação. A vida social também será afetada, geralmente com queda de produtividade, seja nos estudos ou no trabalho, problemas financeiros inexplicáveis ou até sumiço de objetos da casa, mudanças repentinas de amizades e de programas e envolvimento em brigas e desavenças.
Quando alguém querido apresenta muitos desses sintomas, o primeiro passo é, com carinho, tentar extrair dele uma confissão. O mais importante é não chegar de forma agressiva, para não provocar brigas ou desentendimentos. Lembre-se, ele vai tentar esconder ao máximo o problema, e isso até de si mesmo. Geralmente, o próprio viciado demora para reconhecer que precisa de ajuda. Por isso mesmo, o papel do familiar ou amigo é ajudá-lo a perceber sua situação.
Em seguida, o importante é o viciado perceber que pode encontrar apoio em você. Busque a aproximação no momento em que ele está apto a te ouvir, não adianta tentar argumentar enquanto ele está sob efeito da droga. Leia sobre o assunto e converse bastante com ele sobre o problema. Procure junto com ele alternativas para solucionar a situação, mostre as opções de tratamento disponíveis, e leve sempre em consideração as escolhas dele. Se o caso for mais grave, busque você ajuda especializada primeiro, para te orientar sobre como lidar com o caso. Mostre ao seu ente querido que você está lá para ele sempre que ele precisar, isso antes, durante e após o tratamento.
Jamais se aproxime de forma intimidativa, dando discursos moralistas ou discutindo com ele quando ele está drogado – nessas horas, ele não está apto a manter uma conversa racional, e não vai entender o que você quer dizer. Conversas emocionais também não funcionam: podem fazer com que ele se sinta culpado e busque conforto nas drogas. Por outro lado, assumir as responsabilidades ou encobrir seus atos também não ajuda. E jamais se sinta culpado pela situação. Não foi nenhuma atitude sua que o levou a isso.
Por fim, cuide muito de você durante essa fase. Pode parecer contraditório, mas lembre-se que você precisa estar bem para passar por esse período. Um viciado precisa de alguém estável emocionalmente para suportá-lo durante o tratamento. Por isso, durma bem, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos. Se ajudar também é uma forma de ajudar ao outro.
Categorias
Últimas postagens
Blog
Clínicas de Recuperação Conveniadas com SulAmérica: O Que Você Precisa Saber
Cuide de quem você ama com o suporte da SulAmérica. Consulte a lista de clínicas conveniadas e inicie o processo para garantir o melhor tratamento para dependência química e saúde mental.
Saiba maisPasso a Passo para Utilizar a Unimed em Clínicas de Recuperação
Transforme vidas com o suporte adequado. Consulte a cobertura da Unimed e descubra as opções disponíveis para recuperação em clínicas especializadas.
Saiba maisComo Buscar Tratamento em Clínicas de Recuperação Através da GEAP?
Saiba como buscar tratamento em clínicas de recuperação através da GEAP e garanta o suporte necessário para a recuperação da dependência química com qualidade e segurança!
Saiba mais