(81) 98199-6629

O que fazer para meu marido parar de beber

17/01/2023

O que fazer para meu marido parar de beber

Para a maior parte das pessoas, celebrar uma ocasião especial com um drinque ou dois, ou ainda beber socialmente, é perfeitamente natural. De vez em quando, até é possível exagerar um pouco na dose. Justamente por isso, entender os problemas que um viciado em álcool passa pode ser mais difícil. O alcoólatra começa a beber pelo mesmo motivo que todos nós: se sente mais relaxado, ajuda a esquecer os problemas, melhora a interação social. Mas ele simplesmente não sabe estabelecer limites, e bebe cada vez mais a ponto de causar alterações químicas no cérebro que proporcionam alívio a cada gole. Por isso, ele sempre volta ao vício, independentemente de qualquer consequência negativa que isso possa lhe trazer.

Para quem convive com essas pessoas, o sentimento mais comum é o de frustração. É normal se sentir confusa e ficar revoltada com a situação: você não consegue se comunicar e se relacionar com seu marido da forma que gostaria, e sente que gostaria de um casamento mais feliz e menos baseado em ameaças. Entenda que seus sentimentos são perfeitamente aceitáveis. Ninguém fica confortável nessa situação, vendo a pessoa amada se perder em comportamentos destrutivos.

Mas entenda que essa atitude intimidadora só traz efeitos contrários aos esperados. É verdade, você não pode esperar que ninguém mais além dele seja responsável por parar com o próprio vício. Só que algumas mudanças em seu comportamento podem abrir as portas para que ele veja a prejudicialidade de suas condutas, e daí parta para a tentativa de recuperação, sem contar que parar de viver intensamente o problema pode te ajudar a mudar sua atitude e a forma como enxerga a situação.

Primeiro de tudo, pare de se culpar. Ainda que seu marido te diga que você é a culpada dele beber muito, saiba que isso não é verdade, ele está apenas descontando em quem está mais próximo. Nenhuma recaída tampouco é sua culpa. Outra coisa, saiba que o vício em álcool é uma doença: ele não bebe porque não te ama, ele não mente porque não gosta de você. Isso são coisas que o vício provocam. Não se jogue para baixo por causa disso.

Uma boa forma de se aproximar de um alcoólatra é tentar estabelecer uma linha de confiança e de conversa franca nos momentos de sobriedade e de bom humor. Tente quebrar questões complexas em várias menores: se ele não sabe explicar por que precisa tanto beber, talvez seja melhor entender por que ele buscou a bebida da última vez. Não adote uma postura defensiva – ainda que ele te diga coisas que te machuquem, tente entender os motivos dele pensar daquela forma. Se ele está falando e se abrindo com você, isso é um ótimo sinal. Faça anotações mentais do que ele está dizendo, e pense em como você pode ajudá-lo a se sentir mais amparado. Isso é fundamental para que ele concorde em buscar auxílio profissional, se necessário.

Lembre-se sempre que tentar forçá-lo a parar com ameaças de separação ou de internação compulsória geralmente só trazem o efeito contrário. O que o alcoólatra precisa é sentir que pode confiar em alguém; seja, portanto, essa pessoa. Caso ele tenha alguma recaída e acabe arruinando a vida por conta da bebida, o melhor a fazer é deixar ele lidar com as consequências e deixar a crise passar. E lembre-se sempre: não encubra suas atitudes, nem aceite abusos de qualquer forma, nem com você, nem com seus filhos.

Blog

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.